Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do Câncer de Próstata, durante o Novembro Azul, o urologista, Dr. Wagner França realizou uma palestra no último dia 13 de novembro sobre o tema na Câmara dos Vereadores de Campos do Jordão, a convite dos Vereadores , da OAB de Campos e também da Prefeitura Municipal.
O Dr. Wagner foi convidado pois é cidadão jordanense e hoje é um dos maiores especialistas em doenças do aparelho do trato urinário em diagnóstico e cirurgia.

Dr. Wagner durante a explicação do Cãncer de Prostata
Índices
O Câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença no sexo masculino. Segundo estimativa do INCA
, Instituto Nacional do Câncer, em 2017 serão 61200 novos casos no Brasil, desses, 25% vão morrer em consequência da doença e 20% deles serão diagnosticados em estágio avançado da doença.
Segundo o Urologista Wagner França, esse número já diminuiu bastante nos últimos anos, mas o preconceito ainda é um dos principais fatores fazem com que a doença seja descoberta tardia. “Como o câncer de próstata é assintomático, muitos homens acham que não precisam fazer os exames preventivos porque estão bem.
Para evitar isso, após os 40 anos é necessário fazer o exame periódico, principalmente se forem da raça negra ou tiverem casos da doença na família. Os principais sintomas de câncer de próstata são diminuição do fluxo de urina, urinar muitas vezes durante a noite, sangue na urina e no semem, dor para urinar. “A detecção é feita através do exame PSA e também do exame de toque retal, que é essencial para o médico detectar qualquer alteração na próstata do paciente e ter um diagnóstico mais preciso.