Dia 11 de outubro é o dia nacional de combate a obesidade, uma das doenças que mais afeta a população causada por alimentação incorreta aliada ao sedentarismo e que de benefício não tem absolutamente nada.

 

A obesidade traz com ela problemas cardíacos, renais, diabetes, e também problemas sérios ao aparelho urinário. O principal dele é a incontinência urinária. O Dr. Wagner França que  o paciente obeso, aumenta a pressão intra abdominal podendo gerar a incontinência urinária, alem disso, os resultados cirúrgicos são piores.  afetar tanto homens quanto as mulheres. “Nos homens a  incontinência urinária é comum pós cirurgia de câncer de próstata enquanto nas mulheres, acontece a incontinência urinária por esforço e urgência”devido ao envelhecimento e gestações.

Os sintomas aparecem inicialmente com dificuldade de segurar o xixi, as vezes quando espirra, tosse, ou mesmo segura um peso, a uretra deixa escapar uma quantidade de urina que pode ser cada vez maior, se não for cuidada a tempo.

Combater a obesidade não tem segredo. Reeducação alimentar e atividade física, mesmo depois de se fazer cirurgia bariátrica. “São hábitos que todos precisamos ter porque só irá te fazer bem. Você além de emagrecer, diminui os riscos de doenças coronárias, gordura no fígado, diabetes, dormirá melhor e terá uma melhora da sua auto estima, entre tantas coisas boas” explica o urologista.

Sistema urinário adulto Imagem: reprodução

Sistema urinário adulto
Imagem: reprodução

Dados da Obesidade no Brasil

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, o sobrepeso em adultos no Brasil passou de 51,1% em 2010, para 54,1% em 2014. A tendência de aumento também foi registrada na avaliação nacional da obesidade. Em 2010, 17,8% da população era obesa; em 2014, o índice chegou aos 20%, sendo a maior entre as mulheres, 22,7%. Outro dado do relatório é o aumento do sobrepeso infantil. Estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, com 7,7%.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de urologia revelou que a incontinência urinária atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, duas vezes mais mulheres que nos homens.

 

Dr. Wagner França - Urologista
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.